O que meu cabelo me diz?

A campanha #MeuCabeloMeDiz se foi composta por reflexões de cinco pessoas e um ensaio lindo e leve, que trouxe à tona a sensibilidade da relação de empoderamento das pessoas pretas com seus cabelos

 

Durante muitos e muitos anos, ele permaneceu calado. E ao invés dele dizer, quem dizia eram as pessoas... Pessoas que, muitas das vezes, seja por manipulação ou maldade, diziam que nosso cabelo não tinha valor. Que era feio e duro. Que por causa dele, nossa vida seria péssima, a menos que a chapinha ou o alisante pudesse dar um jeito. E assim, a maioria de nós ficamos destinados a uma vida de repressão, pois, um simples formato capilar nos levava a ter medo do lugar em que teríamos que pisar por qualquer ocasião que seja.

 

Mas nós crescemos... e percebemos que o contato com nosso semelhante, fortalece e liberta, trocando experiências e reconhecendo a importância da autonomia que temos para nos posicionar, e gritar pro mundo: EU POSSO SIM, usar meu cabelo natural, ele é macio, é BONITO! A vivência que adquirimos com a sociedade diariamente, nada mais é que política. E a estética está super inclusa neste processo.

 

Nesse contexto de violência, é muito importante que cultivemos este elo de troca, cada vez mais, nos proporcionando união e resistência, e principalmente para as pessoas que estão se livrando desse esteriótipo. Para nossas crianças se sentirem lindas e protegidas! Que neste processo, possamos ouvir nosso cabelo dizer: "Oi, eu ainda tô aqui, vem descobrir a força e a beleza que você tem", entre muitas outras coisas que ninguém nos disse.

 

Hoje, #meucabelomediz que eu sou livre, pois há muito tempo ele foi preso. Hoje, #meucabelomediz que eu posso sorrir pro meu semelhante na rua, e que isso demonstrará empoderamento. Hoje, #meucabelomediz que ainda há muito a se dizer por aí, pois a luta não acabou e que devemos cuidar da nossa rede de fortalecimento. Por isso, convidamos você a participar da campanha #meucabelomediz compartilhando suas histórias, suas referências! Eaí, o que seu cabelo te diz?

Ana Nery

“Nossos cabelos são mantos sagrados que exprimem sabedoria, força, sagacidade e muita autenticidade. E a cada dia que uma mina assume seu cabelo natural, adota suas tranças ou solta seus cachos, é a nossa ancestralidade segurando em nossas mãos e dizendo: você não está só!”

 

Diva Green

“Meu cabelo me diz que sou maravilhosa! Meu cabelo me diz que é preciso afrontar em muitos momentos para deixar de ser vista como uma estatística negativa.”

Kleber Milo

“Meu cabelo é minha identidade. Ele faz eu saber quem eu sou em meio a sociedade. É o que me identifica como homem preto!”

Preta Paes

“Meu empoderamento começou pela estética, foi com o meu black aflorescendo que fui me conhecendo mais. E a cada jeito e forma que ele está eu vou me conhecendo de um jeito diferente e me encontrando.”

Renata Essis

“O meu cabelo me diz que eu posso ser quem eu quiser, e que isso é uma decisão só minha”

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial